RESUMO
É comum ouvirmos frases que rotulam negativamente o ambiente virtual
de aprendizagem e toda interação que ali ocorre. Entretanto, minha experiência
nesse ambiente faz com que eu não perceba o ambiente virtual como frio e, sim, como
um espaço onde encontro pessoas para aprender. Esta pesquisa teve como objetivo
observar e analisar como participantes de cursos online vivenciam a “presença
social” e como as concepções desse conceito podem influenciar o processo de
ensino e aprendizagem online. A pesquisa foi desenvolvida durante um curso de
extensão online moderado por mim[1] e pela Universidade
Federal de Uberlândia para vinte professores de Inglês de diferentes partes do
Brasil, dos quais três foram participantes diretos. Os textos de campo foram
compostos por diários de bordo escritos por mim durante a moderação do curso online, mensagens trocadas entre os
participantes ao longo do curso, minhas narrativas autobiográficas, postagens
escritas pelos participantes no portfólio virtual individual, as gravações de
nossas aulas síncronas, e-mails
trocados entre nós durante e após o curso online
e relatos escritos pelas participantes. A revisão da literatura traz
estudos sobre a presença social (SHORT et
al., 1976; GUNAWARDENA, 1995; WALTHER, 1996; GARRISON et al., 2000; TU, 2002; SWAN, 2003; LOWENTHAL, 2010), sobre a interação
(HILLMAN, WILLIS; GUNAWARDENA, 1994; MOORE; KEARSLEY, 2005), sobre comunidades
de aprendizagem (WENGER, 1998; GARRISON, ANDERSON; ARCHER, 2000; GARRISON,
2006; WENGER; WHITE; SMITH, 2009) e sobre a presença do professor e do aluno no
ensino online (MASON, 1998; BERGE, 2000; MORGADO, 2001; SILVA, 2011). O caminho
teórico-metodológico escolhido foi o da pesquisa narrativa (CONNELLY; CLANDININ,
2000; CONNELLY; CLANDININ, 2006; CLANDININ; ROSIEK, 2007; CONNELLY; CAINE,
2013; MELLO, 2005; MELLO, 2013). Para a composição de sentidos da experiência
vivida, utilizo a perspectiva de Ely, Vinz, Downing e Anzul (1997). Durante
esta pesquisa, pude observar que cada participante vivenciou a presença social
de maneira singular. A meu ver, nossas convicções do que é estar presente no
ambiente online influenciaram tanto a maneira pela qual vivemos a experiência,
quanto o modo de ensinar e de aprender nesse espaço. Acredito que os resultados
dessa pesquisa poderão oportunizar reflexões e discussões sobre a presença
social e sua importância em cursos online.
Palavras-Chave: Presença Social. Comunidade
de investigação. Ensino online. Pesquisa
narrativa
We commonly hear sentences labeling the virtual
learning environment and all interaction which takes place on the web in a negative way. My experience in
the virtual environment has made me feel differently. For me, it’s a space
where I meet people to learn together. This research has the objective to
observe and analyze how participants of an online course live and feel the
“social presence” and how different views of this concept can influence the
teaching and the learning process. The research was developed throughout an online
course moderated by me via the Federal University of Uberlândia offered to
twenty English teachers from different areas in Brazil where three
teacher-students were direct participants. The field texts were composed by
diaries written by me during the moderation of the online course, messages
exchanged between participants throughout the course, my autobiographical
stories, posts written by participants on their individual e-portfolio, the
recordings of our synchronous classes, e-mails
exchanged by us during and after the online course and texts written by
participants. The literature review brings studies on social presence (SHORT et al., 1976; GUNAWARDENA, 1995;
WALTHER, 1996; GARRISON et al., 2000;
TU, 2002; SWAN, 2003; LOWENTHAL, 2010), on interaction (HILLMAN, WILLIS;
GUNAWARDENA, 1994; MOORE; KEARSLEY, 2005), on learning communities (WENGER,
1998; GARRISON, ANDERSON; ARCHER, 2000; GARRISON, 2006; WENGER; WHITE; SMITH,
2009) as well as on and the presence of teachers and students in the online
learning environment (MASON, 1998; BERGE, 2000; MORGADO, 2001; SILVA, 2011). The
theoretical-methodological path chosen was “Narrative Inquiry” (CONNELLY;
CLANDININ, 2000; CONNELLY; CLANDININ, 2006; CLANDININ; ROSIEK, 2007; CONNELLY;
CAINE, 2013; MELLO, 2005; MELLO, 2013). To compose meaning of our lived
experience, I adopt the perspective of Ely, Vinz, Downing e Anzul (1997). Throughout
the research, I could observe that each participant lived social presence in a
unique way. As I see it, our convictions of what it means to be present in an
online environment have shaped both the way we lived the experience, as well as
how we choose to teach and learn online. I believe the results of this research
can bring forth reflections and discussions about social presence and its role
in online courses.
Keywords: Presence. Social presence. Community of inquiry. Online education. Narrative
inquiry
[1] Em
decorrência de a metodologia da pesquisa narrativa ser mais aberta à
individualidade do pesquisador, optei por redigir esta dissertação de Mestrado
na primeira pessoa do singular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário